A gestão de segurança do trabalho é fundamental para as empresas, isso porque diversos setores podem apresentar atividades que oferecem riscos aos profissionais.

Segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), por exemplo, em 2020, foram registradas cerca de 403.694 Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs).

Com esses riscos tão significativos, gerenciar com eficiência as operações de trabalho é não apenas uma tarefa importante, mas também necessária para diminuir esses números no Brasil.

Então, para saber mais sobre o que caracteriza uma gestão de segurança do trabalho eficaz e proporcionar mais qualidade ao seu ambiente de trabalho, acompanhe este conteúdo até o final. Boa leitura!

 

O que é gestão de segurança do trabalho?

A segurança do trabalho refere-se ao conjunto de planos e medidas tomadas por uma empresa para garantir a segurança e saúde física e mental de seus colaboradores.

Sua gestão tem como responsabilidade o planejamento, a implementação e o monitoramento dessas ações em prol dos funcionários e da firma, para que todos saiam valorizados nos procedimentos laborais.

Portanto, é graças a essa área interdisciplinar que os riscos dentro de um processo produtivo são avaliados e eliminados previamente, prevenindo vários tipos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

 

Qual é o papel do gestor de segurança do trabalho?

Um gestor de segurança do trabalho é um profissional responsável pela elaboração, implantação, funcionamento, acompanhamento e avaliação dos projetos de segurança adotados pela instituição. Garantindo, assim, a integridade de todos.

Portanto, como esse gerente deverá lidar com diferentes departamentos, é necessário que ele saiba se comunicar de maneira efetiva, além de saber exercer sua função administrativa e de autoridade profissional.

 

Atividades que um gestor de segurança do trabalho pode exercer

Os gestores de segurança são capacitados para realizar uma série de tarefas, já que atuam em uma área de amplos segmentos. Entre elas, destacam-se:

 

  • Desenvolvimento de ações de segurança do trabalho;
  • Emissão de documentos, como Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Avaliação de potenciais riscos de acidentes de trabalho;
  • Acompanhamento e análise dos planos de ação para prevenção de riscos e doenças;
  • Verificação e orientação sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Entre outros.

 

Qual é a média salarial deste profissional?

De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial de um gestor ou gerente de segurança do trabalho é de R $10.760,55, mas esse valor varia por estado.

 

Gestão de segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras (NRs)

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, as normas regulamentadoras são disposições complementares ao capítulo V da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que regulam as obrigações, direitos e deveres dos empregadores e empregados

Elas são, ao todo, trinta e sete (pois a segunda foi revogada em 2019) e objetivam garantir ambientes e atividades de trabalho seguros e sadios, prevenindo doenças e evitando acidentes. Confira cada uma delas.

 

Os 4 principais objetivos da segurança do trabalho

A segurança do trabalho tem seus objetivos próprios. Afinal, ela é uma área de grande influência para os processos laborais. Confira 4 desses principais objetivos:

 

1 – Promover a saúde e segurança dos colaboradores

Um dos primeiros objetivos da segurança do trabalho é a promoção da saúde e da proteção dos funcionários. Portanto, toda ação vinda dessa área tem o intuito de garantir esses direitos.

 

2 – Melhorar as condições de trabalho

As condições de trabalho sempre geraram grandes discussões historicamente. Logo, é, também, papel dela aperfeiçoar as situações que os colaboradores se encontram para trabalhar. Evitando explorações ou inadequações que possam colocar em risco a segurança e integridade física dos profissionais.

 

3 – Tornar os ambientes de trabalho mais seguros

Além das condições de trabalho, os ambientes em que os funcionários de uma empresa trabalham também são uma preocupação para a segurança do trabalho. Torná-los mais agradáveis e seguros é um dos objetivos.

 

4 – Conciliar desenvolvimento profissional com qualidade de trabalho

Com sua proposta de reeducar a todos, entre outras ações, ela pretende encontrar o equilíbrio entre eficiência produtiva e qualidade de trabalho. Afinal, segurança e desempenho podem estar fortemente interligados.

 

Como evitar acidentes comuns no trabalho?

Alguns tipos de acidentes ocorrem com maior frequência em diferentes áreas. Por isso, aqui vai uma lista com 7 dicas para evitar que eles ocorram na sua empresa também.

 

  • Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs);
  • Mantenha sempre livre as áreas de circulação;
  • Faça verificações periódicas nos equipamentos;
  • Siga as regulamentações de segurança;
  • Fique atento a possíveis preocupações dos colaboradores;
  • Utilize e forneça ferramentas adequadas;
  • Monitore com frequência o número de acidentes na empresa e encontre formas de reduzi-los ao máximo.

 

Entretanto, mesmo com essas medidas, o ideal é possuir um plano para gestão de segurança do trabalho, pois ele poderá trazer muito mais eficácia no processo.

 

Como implementar um programa de segurança do trabalho na empresa?

É recomendável sempre contar com um gestor da área. Mas para iniciar a implantação de um programa de segurança do trabalho eficiente na sua empresa, você pode seguir estes passos:

 

Identifique os principais riscos

Você precisa coletar informações e avaliar as possíveis ameaças no seu ambiente de trabalho. Isso pode ser feito através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) prevista na NR-5.

 

Crie um plano de ações

A partir dos dados obtidos, você poderá indicar quais serão os próximos passos a serem tomados, visando eliminar os riscos identificados. Prefira reunir todas as ações em um único projeto.

 

Aplique as medidas adotadas

Com o plano pronto, é necessário tirar o projeto do papel e aplicá-lo. Procure sempre seguir as modificações previstas, readaptando a rotina de trabalho, se for preciso.

 

Monitore os resultados

Essa parte não pode ser omitida. Afinal, é com um acompanhamento diário e assíduo que você poderá analisar os resultados obtidos e se as ações tomadas tiveram o efeito esperado.

 

Faça as alterações necessárias

O monitoramento dirá o que melhorou e o que continua ruim. Então, é necessário estar aberto a readaptações mesmo após o plano de ações, para uma eficaz gestão de segurança do trabalho.

 

Características de uma gestão de segurança do trabalho eficaz

Com um programa de gestão de segurança do trabalho adotado e implantado, é necessário estar atento à eficiência desse plano. Portanto, aqui vão alguns pontos que podem caracterizar uma gestão eficaz. Acompanhe:

 

Trabalhadores mais satisfeitos

Quando se cria um ambiente de trabalho mais seguro, os colaboradores podem se sentir mais valorizados e pertencentes àquele ambiente e ao futuro da empresa.

 

Melhores relações de trabalho

As relações de trabalho podem ser significativamente influenciadas por uma gestão de segurança do trabalho competente. Afinal, os trabalhadores estarão em um ambiente mais agradável.

Possíveis individualidades e rivalidades pessoais podem ser eliminadas, proporcionando um melhor entendimento entre os funcionários e uma comunicação interna muito mais eficiente. Isso pode interferir, também, nos processos produtivos.

 

Maior produtividade

Mais tranquilos a respeito dos serviços, não haverá mais inseguranças ou grandes preocupações que possam impedir os colaboradores de realizar suas tarefas com maior velocidade.

Para mais, uma maior produtividade pode, também, ser uma forma de agradecimento pela empatia adotada pela empresa para com eles. Pois demonstra que eles apreciam sua valorização no ambiente de trabalho.

 

Diminuição da taxa de turnover

Sem grandes riscos de sofrer acidentes ou contrair doenças, as taxas de turnover, que avaliam a rotatividade dos funcionários de uma empresa, podem diminuir, ou seja, haverá menos pedidos de dispensa.

 

Considerações finais

Uma boa gestão de segurança do trabalho contribui ativamente para a integridade física dos colaboradores nas organizações.

Inclusive, a utilização de equipamentos de proteção individual é um fator fundamental para que essa gestão seja eficaz.

Agora que você conheceu as características de uma eficaz gestão de segurança do trabalho, descubra a importância da equipe de segurança do trabalho para as empresas.

Compartilhe esta notícia

Deixe uma resposta