O Abril Verde é o mês escolhido para as empresas chamarem a atenção de seus colaboradores sobre a segurança e prevenção na saúde do trabalho.

Neste mês, várias ações podem ser feitas para reduzir os números de acidentes e tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Mas você sabe o porquê de o mês de abril ter sido escolhido para isso e como surgiu o Abril Verde?

É o que vamos te mostrar nesse artigo, além de apresentar números alarmantes de acidentes de trabalho no Brasil

Você também vai poder entender melhor sobre o que diz a legislação brasileira acerca da responsabilidade das empresas na prevenção de riscos à saúde do trabalhador.

Boa leitura!

 

O que é o Abril Verde?

O Abril Verde é o conjunto de campanhas e ações educativas e de conscientização acerca da prevenção de acidentes de trabalho.

Neste mês, as empresas são encorajadas a realizarem palestras, distribuir materiais educacionais, realizar treinamentos e reforçar como os seus colaboradores podem se prevenir de acidentes.

Além dos acidentes, tudo o que for relacionado à segurança e saúde do trabalhador pode ser abordado neste mês.

O Abril Verde é extremamente importante no setor industrial, já que as fábricas e indústrias são locais com maiores chances de riscos físicos.

Entretanto, as ações de conscientização de prevenção devem ser feitas por todas as empresas, por menor que seja o risco oferecido.

Vale destacar também que além do Abril verde, existem outras datas com o mesmo objetivo, como o Dia Mundial da Conscientização da Segurança e Saúde do Trabalho, no dia 28 de abril.

 

Quais são os objetivos do Abril Verde?

O objetivo principal do Abril Verde é conscientizar sobre saúde e segurança no trabalho, mas também incentivar a prevenção e reduzir os números de acidentes.

No que se diz respeito a incentivar a prevenção é realizar um trabalho em conjunto com a conscientização. Afinal, não basta apenas o colaborador estar ciente dos perigos, é preciso também que as empresas incentivem o uso correto dos EPI’s (equipamentos proteção individuais) entre outras promoções relacionadas à segurança.

Outro objetivo importante do Abril Verde, como citamos mais acima, é a redução do número de acidentes e mortes por acidente de trabalho. Mas esse objetivo só é possível quando a empresa e seus colaboradores realmente se engajam e contribuem com a causa.

Por isso, não basta apenas conscientizar, ou apenas distribuir EPI’s. É necessário trabalhar a prevenção de forma abrangente. E isso deve ser feito por todos, por meio de ações diárias a fim de obter um ambiente mais seguro.

 

Como surgiu o abril verde?

O Abril Verde surgiu de um acidente de trabalho que ocorreu em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

No acidente em questão, 78 mineiros foram mortos devido uma explosão que ocorreu em uma mina.

Em memória das vítimas, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

Além dessas duas datas, é também no mês de abril o Dia Mundial da Saúde, em 07/04.

Por conter essas 3 datas importantes, o mês de abril foi escolhido para ser o Abril Verde, o mês das campanhas, ações, debates e palestras sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

Já a cor verde foi escolhida por representar todo o debate de segurança e saúde do trabalho.

 

Números de acidentes de trabalho no Brasil

A cada 15 segundos, morre um trabalhador no mundo, conforme indicam dados apresentados pelo G1.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, esse número representa 6 óbitos a cada 100 mil empregos.

E falando do Brasil, de 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros, que de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho 6 óbitos a cada 100 mil empregos.

Todos esses dados são referentes a empregos formais, sem contar os acidentes de trabalhadores informais que não entraram para estatísticas, como pedreiros e trabalhadoras domésticas.

Outro dado alarmante acerca do assunto é a posição que o Brasil está no ranking de mortalidade no trabalho, onde ocupa o 2º colocado entre os países que compõem o G20.

Isso levanta um sinal de alerta para o país e as empresas que aqui estão localizadas.

Vale destacar que o alto número de acidentes leva a um grande gasto previdenciário para o país, que precisa amparar trabalhadores e famílias afetadas pelos acidentes.

Além disso, a pandemia de Covid-19 aumentou o impacto na saúde dos trabalhadores, principalmente no que se refere à saúde mental.

O número de auxílios-doença em 2020 para questões de saúde mental chegou a quase 290 mil, o que representa um aumento aproximado de 30% em relação ao ano anterior.

Ou seja, os números de acidentes de trabalho no país são significativos e servem como alerta para as empresas e todas as sociedades.

É um dever da empresa oferecer e garantir a saúde dos seus colaboradores, conforme vamos explicar abaixo tendo como base a legislação brasileira.

 

O que diz a legislação brasileira sobre as obrigações da empresa em relação à prevenção aos acidentes de trabalho?

A Legislação brasileira ampara os trabalhadores com a obrigatoriedade para a prevenção de acidentes.

De acordo com a Lei nº 6.514, de 1977, artigo 166, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados equipamento de proteção individual.

Além do mais, todos os equipamentos devem ser fornecidos de forma gratuita, que vá de encontro ao risco que ele está exposto em sua função.

Outra questão importante, também estabelecida pela legislação, é que os equipamentos precisam estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Por fim, a mesma lei, em seu artigo 167, estabelece que todos os artigos de proteção só podem ser vendidos e usados mediante aprovação do Ministério do Trabalho.

Todas essas leis devem ser seguidas à risca pelas empresas, pois caso não cumpram podem ser responsabilizadas por quaisquer acidentes ou óbitos que possam ocorrer.

 

Quais os benefícios para a empresa de uma Política de Prevenção a Segurança e Saúde no Trabalho?

As empresas que empregam a Política de Prevenção à Segurança e Saúde no Trabalho beneficiam não apenas os seus trabalhadores, mas a própria instituição.

Isso porque menos acidentes indicam menos gastos com indenizações, afastamentos e até mesmo ações judiciais.

Além disso, podemos destacar outros benefícios para a organização que investe na prevenção, como:

  • Ambiente mais saudável e seguro para os funcionários;
  • Mais produtividade;
  • Melhor organização interna da empresa e dos funcionários;
  • Fortalecimento da imagem da empresa para a sociedade como um todo.

 

Portanto, se você tem uma empresa, assuma a responsabilidade de garantir a segurança de todos os trabalhadores e adote o Abril Verde para aproveitar de todos os benefícios.

 

Considerações finais

Como você viu, o Abril Verde desempenha um papel fundamental na prevenção dos acidentes de trabalho e na garantia de saúde do trabalhador.

Mas vale destacar que as ações de conscientização e a atenção ao tema devem ser parte da rotina diária dos gestores, líderes e trabalhadores.

Um ambiente de trabalho onde todos colaboram é um ambiente de trabalho seguro e com maior qualidade de vida e bem-estar.

 

Agora que você já conhece a importância do Abril Verde, confira como os EPI’s podem ajudar a manter os seus colaboradores seguros: clique aqui!

Compartilhe esta notícia

Deixe uma resposta