No mundo empresarial dinâmico de hoje, onde a concorrência é acirrada e os riscos são constantes, adotar uma abordagem prevencionista pode ser a chave para o sucesso contínuo dos negócios.

Neste post, exploraremos os benefícios do conceito prevencionista para as empresas e como ele pode se tornar um diferencial competitivo no mercado atual.

Desde a redução de acidentes de trabalho até o aumento da eficiência operacional e melhoria na gestão de riscos, você descobrirá como essa mentalidade proativa pode impulsionar o crescimento sustentável e garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Vamos começar!

O que é prevencionista?

O conceito prevencionista é uma abordagem de gestão de riscos na qual as organizações adotam medidas preventivas com o objetivo de evitar a ocorrência e/ou minimizar os efeitos de acidentes e doenças ocupacionais.

Dentro deste setor temos o prevencionista, um profissional especializado em promover um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores. Sua atuação é essencial tanto para proteger a integridade física dos funcionários quanto para garantir a conformidade com as leis trabalhistas relacionadas à segurança ocupacional.

Quais os principais objetivos do conceito prevencionista?

1. Prevenção de Acidentes

Por meio de um planejamento eficiente e da adoção de medidas preventivas, é possível reduzir significativamente a ocorrência de acidentes de trabalho.

2. Preservação da Saúde Ocupacional

Além de evitar acidentes, o conceito prevencionista também busca preservar a saúde dos trabalhadores a longo prazo.

O prevencionismo pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou setor, por meio de uma série de medidas, tais como:

  • Treinamento dos funcionários sobre segurança do trabalho;
  • Implementação de medidas de proteção coletiva, como máquinas e equipamentos seguros;
  • O uso de equipamentos de proteção individual (EPI);
  • A realização de exames médicos periódicos;
  • Implementação de programas de qualidade de vida no trabalho;
  • Criação de uma cultura de segurança na empresa, incentivando os funcionários a reportar acidentes e incidentes.

O que é mapa de risco e qual sua importância?

Mapa de risco é uma representação gráfica dos riscos existentes no ambiente de trabalho, que visa informar e conscientizar os trabalhadores sobre os perigos aos quais estão expostos.

É elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e deve ser fixado em local visível para todos.

O mapa de risco utiliza cores e símbolos para classificar os riscos em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Além disso, ele indica o grau de intensidade, que varia de pequeno a grande.

A importância do mapa de risco está em:

  • Facilitar a identificação e a localização dos riscos no ambiente de trabalho;
  • Alertar os trabalhadores sobre os cuidados que devem ter para evitar ou minimizar os riscos;
  • Orientar as medidas de prevenção e controle dos riscos;
  • Auxiliar na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Qual a diferença entre o conceito legal e o conceito prevencionista?

O conceito legal e o conceito prevencionista se diferem no que diz respeito à definição de acidente de trabalho

O conceito legal está definido na lei nº 8.213. De acordo com ela, acidente de trabalho ocorre quando uma pessoa falece, se machuca ou adoece devido ao seu trabalho, o que a impede de desempenhar suas funções temporaria ou permanentemente.

A lei também estabelece que algumas doenças são consideradas acidentes de trabalho, como aquelas causadas pela profissão ou pelo ambiente laboral.

Já o conceito prevencionista considera acidente de trabalho qualquer ocorrência não intencional que atrapalhe ou interrompa o desempenho do trabalho, e que possa resultar em perda de tempo, dinheiro (material) ou saúde.

A diferença entre os dois conceitos reside no fato de que, para a lei, o acidente de trabalho só é considerado se houver lesão ou doença, enquanto para os prevencionistas, qualquer fator que prejudique o trabalho é válido.

Portanto, nem tudo que os prevencionistas chamam de acidente de trabalho é reconhecido legalmente.

Qual é a principal vantagem do conceito prevencionista na segurança do trabalho?

A principal vantagem do conceito prevencionista na segurança do trabalho é bastante clara: a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

O prevencionista não espera que algo aconteça para tomar medidas de segurança. Ele elabora um plano de ações preventivas visando mitigar os riscos.

No entanto, ao adotar uma abordagem proativa, as empresas podem desfrutar de muitos outros benefícios, tais como:

  • Eliminar ou reduzir os riscos presentes no ambiente de trabalho;
  • Melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores;
  • Aumentar a moral dos funcionários e a produtividade da empresa;
  • Reduzir os custos com acidentes e doenças ocupacionais;
  • Manter a conformidade com as leis e regulamentos de segurança e saúde;
  • Melhorar a imagem da empresa junto à sociedade;
  • Reter e atrair talentos;
  • Estabelecer um diferencial competitivo no mercado.

Ou seja, o prevencionismo não só salva vidas, mas também traz benefícios econômicos para as empresas. Afinal, acidentes de trabalho podem resultar em afastamentos, redução na produtividade, custos com substituições, processos trabalhistas, entre outros.

Ao investir em medidas preventivas, as empresas evitam tais problemas, preservando a saúde e o bem-estar de seus funcionários, além de manter a eficiência e a continuidade dos negócios.

 

Compartilhe esta notícia