As vestimentas descartáveis para indústrias são essenciais, pois fornecem aos trabalhadores a proteção necessária contra materiais perigosos e substâncias nocivas e impedindo a propagação de infecções.

Há uma variedade de opções de roupas descartáveis disponíveis, cada uma projetada para uma indústria ou tipo de trabalho específico.

Esta postagem do blog explora os diferentes setores nos quais esses trajes são uma parte indispensável do ambiente de trabalho. Confira!

 

O que são vestimentas descartáveis?

As vestimentas descartáveis são projetadas para serem usadas uma vez e depois descartadas. Esses itens são frequentemente usados em ambientes profissionais, como serviços de saúde ou fábricas de processamento de alimentos, onde é importante manter a segurança e a limpeza.

Em alguns casos, como em trabalhos onde o saneamento é prioridade e em tarefas em que os trabalhadores precisam se proteger de materiais ou substâncias perigosas, as roupas descartáveis também podem ser classificadas como equipamentos de proteção individual (EPI).

Quando o item é considerado EPI, significa que seu uso não é apenas recomendado, mas exigido por lei.

Estima-se que as primeiras roupas descartáveis tenham sido usadas no século XIV, em resposta à peste bubônica. O elemento em questão era conhecido como máscara de pássaro e era usado pelas pessoas na tentativa de evitar contrair a doença.

Os trajes descartáveis tornaram-se cada vez mais comuns ao longo dos séculos, à medida que as novas tecnologias os tornaram mais acessíveis e práticos. Hoje, eles são comumente usados em uma ampla variedade de indústrias.

 

Qual o papel das vestimentas descartáveis nas indústrias?

Existem muitos setores nos quais vestimentas descartáveis são uma parte importante do protocolo de segurança. Elas fornecem uma barreira que ajuda a proteger os trabalhadores da exposição a materiais perigosos, fluidos corporais e outros contaminantes.

Também ajuda a manter os locais de trabalho limpos e seguros, por isso, são frequentemente usados em ambientes onde há risco de contaminação cruzada, como áreas de preparação de alimentos ou instalações médicas.

No entanto, para cumprir essa função, essas roupas precisam ser adequadas à tarefa a ser executada, estar dentro do prazo de validade e ser usadas de acordo com as instruções do fabricante.

 

Em quais setores industriais o uso das vestimentas descartáveis é considerado EPI?

Existem muitos setores industriais nos quais o uso de roupas descartáveis é considerado equipamento de proteção individual (EPI), especialmente aqueles em que a higiene é uma preocupação ou onde há riscos de risco de exposição a materiais perigosos. Isso inclui:

  • Setor de saúde: aventais descartáveis e outras roupas de proteção ajudam a reduzir a propagação de infecções;
  • Indústria alimentícia: aventais e outras vestimentas descartáveis ajudam a manter os alimentos limpos e seguros para consumo;
  • Indústria química: ajudam a proteger os trabalhadores de materiais e produtos químicos perigosos;
  • Agronegócio: impedem o contato do profissional com substâncias prejudiciais à saúde como inseticidas e defensivos agrícolas;
  • Beleza e estética: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que os EPIs descartáveis sejam utilizados pelos profissionais para garantir a segurança de seus clientes.

 

Além desses setores, conforme estabelecido no artigo 166 da CLT, sempre que as medidas gerais não forem suficientes para garantir a proteção completa dos empregados contra riscos de acidentes ou danos à saúde, a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente os EPIs adequados.

 

Quais são as mais utilizadas nas indústrias?

Existem muitos tipos diferentes de roupas descartáveis usadas nas indústrias, dependendo do tipo de trabalho que está sendo realizado. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Aventais: são usados principalmente por profissionais da saúde para se proteger da exposição a fluidos corporais e para manter suas roupas limpas e livres de contaminantes;
  • Propé: são feitos de um material leve e são usados sobre os sapatos para mantê-los limpos e evitar que sujeira e detritos entrem em uma área que precisa ser estéril;
  • Toucas/Redes de cabelo: geralmente são usadas em serviços de alimentação ou em outros ambientes sensíveis à limpeza para manter o cabelo contido e evitar contaminação;
  • Luvas: são usadas em vários ambientes, desde o preparo de alimentos até os cuidados médicos, como forma de proteger as mãos do contato com substâncias potencialmente nocivas e evitar a propagação de infecções;
  • Máscaras: usadas para filtrar partículas transportadas pelo ar e evitar a propagação de infecções respiratórias.

 

Esse tipo de traje geralmente é feito de polipropileno não tecido ou tecido de polietileno, e não pode ser reutilizado após seu uso.

Ao selecionar vestimentas descartáveis para uso como EPI, é importante que sejam apropriadas para a tarefa específica ou risco enfrentado.

Por exemplo, ao trabalhar com produtos químicos ou outros materiais perigosos, você precisará escolher roupas que ofereçam resistência química adequada.

Se você estiver trabalhando em um ambiente com potencial de exposição ao calor, precisará escolher vestes que ofereçam algum nível de resistência térmica. E o mesmo para locais onde é necessária a impermeabilização do traje.

 

Considerações finais

As vestimentas descartáveis para indústrias são essenciais para aqueles que desejam, de fato, proporcionar segurança aos seus colaboradores durante o desempenho de suas funções.

A Dexcar compreende a importância desses equipamentos, por isso, há mais de 20 anos, fornece ao mercado vestimentas descartáveis de qualidade e eficiência.

Conheça nossa linha completa para indústrias: clique aqui!

 

Você sabia que existe o Certificado de Aprovação para os epi’s? Saiba qual a sua importância!

Compartilhe esta notícia

Um comentário

  1. […] conteúdo a seguir pretende demonstrar a importância da utilização das vestimentas descartáveis em ambiente hospitalar. Se interessou? Continue a leitura para aprender […]

Deixe uma resposta