Há um debate na comunidade médica sobre se é melhor ou não mudar os uniformes dos profissionais da saúde de reutilizáveis para descartáveis.
Por um lado, os uniformes descartáveis são mais convenientes e podem ajudar a prevenir a propagação de infecções hospitalares. Por outro, muitas pessoas acreditam que os uniformes reutilizáveis são mais ecológicos.
Então, qual a melhor opção para a saúde dos profissionais, pacientes e para as finanças da instituição? Continue lendo esse texto e confira!
Quais são os riscos que podem conter os uniformes dos profissionais da saúde?
Existem vários riscos que os uniformes dos profissionais de saúde podem conter. Um dos riscos mais sérios é a contaminação cruzada.
Isso acontece quando bactérias ou vírus de um paciente são transferidos para outro por meio do uniforme do profissional que está prestando assistência a eles. Isso pode, potencialmente, levar a uma série de infecções hospitalares graves.
Segundo aponta uma publicação feita no American Journal of Infection Control, muitos estudos evidenciaram a contaminação dos uniformes dos profissionais de saúde por patógenos como Staphylococcus aureus meticilina resistente [MRSA], Enterococcus sp vancomicina resistente [VRE] e Clostridium difficile.
Esses agentes podem ser oriundos de diferentes fontes como fluídos corporais, sangues e excrementos.
Finalmente, existe o risco de reações alérgicas. Algumas pessoas podem ser alérgicas aos materiais usados nos uniformes, como látex ou tecidos sintéticos, ou aos produtos químicos usados para limpá-los.
Se esses alérgenos entrarem em contato com a pele de trabalhadores vulneráveis, podem causar reações graves.
5 motivos que indicam que o uniforme descartável é melhor para profissionais e instituições da saúde
O uniforme descartável é uma ótima opção para profissionais e instituições de saúde por vários motivos. Confira os principais:
- Eles não precisam de lavagem ou manutenção – eles são descartados após o uso. Isso elimina a necessidade de processos de esterilização ou lavagem pós-uso, o que pode economizar tempo e dinheiro.
- Uniformes descartáveis oferecem maior proteção contra agentes biológicos e químicos do que as opções de roupas tradicionais. Eles são amplamente usados em ambientes hospitalares para proteger contra partículas, moléculas, vapores, alérgenos, poeira e outras substâncias potencialmente nocivas.
- O uso de uniformes descartáveis pode ajudar a controlar a propagação de infecções em hospitais e outros ambientes. Eles são feitos de materiais hipoalergênicos e que podem ser resistentes à água e bactérias, o que os torna a escolha ideal para proteger pacientes e funcionários contra possíveis danos.
- Esses produtos também atendem às Normas Técnicas Brasileiras (NBRs), estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ajudam a proteger adequadamente pacientes e funcionários do risco de infecção.
- Uniformes descartáveis geralmente são mais acessíveis do que as opções de roupas tradicionais. Isso os torna uma ótima opção para instituições preocupadas com o orçamento ou para aquelas que simplesmente desejam reduzir seus custos gerais.
Qual oferece melhor custo: uniformes reutilizáveis ou descartáveis?
Há muitos fatores a serem considerados ao decidir sobre o uniforme dos profissionais de saúde. Em termos de custo, uniformes descartáveis são uma opção mais vantajosa do que os reutilizáveis.
A princípio, as vestimentas descartáveis podem parecer que não seguem os princípios da sustentabilidade, mas o protocolo de descarte adequado nas áreas hospitalares é essencial para as exigências sanitárias e preservação da higiene e controle de infecções.
Os não tecidos são descartados com responsabilidade, assim como todos os resíduos hospitalares, o que significa que eles não acabam em esgotos e oceanos como alguns produtos químicos.
Como resultado, não exigem custos de lavanderia, o que gera economia de água e produtos de limpeza e, consequentemente, ganhos ambientais.
Então, além de ter um preço de compra mais baixo, não há gastos de manutenção decorrentes de manchas ou danos comuns que possam ocorrer no tecido devido à atividade de trabalho.
No geral, os uniformes descartáveis, além de maior proteção, oferecem uma solução mais econômica para as empresas.
O que observar antes de comprar uniformes descartáveis?
Há algumas coisas que você deve ter em mente ao comprar uniformes descartáveis. A primeira é considerar a qualidade do material.
Além disso, a “NOTA TÉCNICA nº 04/2020/COR/NVTS/DVS” indica regras diferentes para o uso de roupas descartáveis, entre as quais podemos citar que as roupas devem ser confeccionadas com material de boa qualidade, não tóxico, hidro/hemorrágico, hipoalergênico, com baixa liberação de partículas e resistente.
O vestuário também deve proporcionar conforto e proteção adequados de acordo com o nível de proteção exigido. Em alguns casos, também oferecem eficiência de filtração bacteriológica.
Ao levar em consideração todos esses fatores, você pode fazer uma compra segura e informada dos uniformes dos profissionais da saúde.
Considerações finais
As vestimentas descartáveis apresentam diversas vantagens para as instituições e colaboradores, dentre elas, proteção contra agentes infecciosos, baixo custo e reprocessos.
A qualidade e funcionalidade devem ser fatores essenciais no momento de escolher um fornecedor.
A Dexcar, há mais de 20 anos, oferece ao mercado vestimentas descartáveis que proporcionam segurança, conforto e proteção aos profissionais de diversos setores.
Conheça nossa linha hospitalar: clique aqui!
Sobre distribuidora de materiais hospitalares você pesquisa antes de comprar?
Deixe uma resposta