A equipe de segurança do trabalho visa reduzir situações que possam causar acidentes de trabalho, através ações que diminuam o risco de incêndio, por exemplo.

Os profissionais de segurança ocupacional podem ajudar a promover locais de trabalho seguros. Além disso, eles podem reduzir o risco de lesões e aumentar a proteção dos trabalhadores em tarefas potencialmente perigosas.

Em resumo, eles serão responsáveis por promover a saúde ocupacional na sua empresa.

Quer saber como montar essa equipe? Continue a leitura!

 

Como deve ser composta a equipe de segurança do trabalho nas empresas?

Uma equipe de segurança do trabalho deve conter profissionais que tenham o certificado de curso de segurança do trabalho para atuarem na área. Além disso, toda equipe de segurança do trabalho deve conter os seguintes membros:

equipe de segurança do trabalho

Vale frisar, que o engenheiro e técnica devem se dispor a atuarem na área estrutural, enquanto os demais são responsáveis por zelar pelos riscos de saúde do trabalho.

 

O que diz a legislação sobre a Segurança do Trabalho nas empresas?

A legislação brasileira apresenta uma regulamentação que pode ser encontrada na Portaria n. 3.217/77.

Essas leis referem-se a alguns critérios, como: segurança, saúde, higiene e medicina no trabalho. É importante conhecer essas Normas Regulamentadoras (NR), para permanecer de acordo com as exigências impostas pela lei.

Quer conhecer mais sobre as NR’s? Clique aqui!

 

Quais as principais atividades da área que atua com saúde e segurança do trabalho?

As atividades referentes a equipe de segurança do trabalho visam proteger a integridade física dos trabalhadores, para isso ocorrer, é extremamente importante os trabalhadores se conscientizarem em relação às regras e como se prevenir de acidentes.

Vale frisar que as principais atividades referentes a segurança do trabalho são:

  • Elaboração de laudos técnicos;
  • Prevenção e controle de acidentes;
  • Cursos e debates com os funcionários;
  • Fiscalização do ambiente de trabalho;
  • Campanhas que promovam a saúde empregatícia.

 

Com a aplicação dessas atividades no ambiente de trabalho fica muito mais fácil evitar possíveis acidentes no exercício da profissão.

 

Quais os benefícios da atuação da equipe de segurança de trabalho para a empresa?

Não há dúvidas que uma equipe de segurança do trabalho é importante, mas você conhece os benefícios dessa peça-chave para a segurança dos colaboradores de uma empresa?

Conhecer melhor esses benefícios é fundamental para compreender a sua importância.

Veja abaixo:

 

Diminui os riscos de acidentes:

Com mais segurança no trabalho os acidentes diminuem consideravelmente, afinal, o investimento em uma equipe, procedimentos e equipamentos evita problemas relacionados a tarefas do trabalho, bem como lesões e doenças.

 

Aumenta a produtividade:

A produtividade dos colaboradores em uma empresa segura aumenta consideravelmente, afinal, não ocorre interrupção do trabalho dos colaboradores em situações relacionadas a acidentes.

 

Melhora a motivação dos colaboradores:

Uma equipe mais segura é uma equipe mais engajada. Pois, os funcionários se sentem mais motivados a trabalhar em uma empresa que oferece um local de trabalho seguro.

 

Reduz os custos:

O investimento em segurança no trabalho atua na redução de custos, afinal, a empresa irá dispor de menos recursos para arcar com despesas médicas envolvendo acidentes no trabalho, além disso, a linha de produção será interrompida com menos frequência.

 

Propicia mais responsabilidade social:

Uma empresa que investe na segurança no trabalho é vista como uma instituição com mais autoridade e responsabilidade social no mercado e, além disso, propicia um clima de trabalho mais agradável e seguro.

 

Qual a importância da Segurança do Trabalho para os colaboradores?

A segurança no trabalho é um elemento imprescindível para um bom ambiente de trabalho, afinal, identifica alguns riscos que podem afetar os colaboradores da empresa, tais como:

  • Choque elétrico;
  • Postura incorreta;
  • Incêndio;
  • Esforço repetitivo;
  • Vírus ou bactérias.

 

Pelo fato de a equipe de segurança do trabalho zelar para não ocorrer esses eventos no âmbito de trabalho, é possível promover a saúde ocupacional e, consequentemente, levar os profissionais a realizarem o seu trabalho de maneira mais organizada e com mais qualidade.

 

Qual é o papel dos EPI’s na Segurança do Trabalho?

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para garantir a integridade física de todo profissional, além de evitar que o colaborador seja exposto a doenças ocupacionais.

Vale frisar, que o seu uso é regulamentado pela NR 6, que define que os EPIs sejam distribuídos gratuitamente para os colaboradores.

Além disso, é obrigação dos supervisores garantir que os profissionais realizem o uso adequado dos equipamentos , que devem ser entregues em boas condições para os colaboradores da empresa.

Manter um ambiente de trabalho seguro é fundamental nos dias de hoje. Para que isso ocorra, é importante investir na segurança do trabalho dos colaboradores. Não é uma tarefa fácil, mas com o auxílio de uma equipe de segurança do trabalho qualificada é possível.

 

Agora que você conhece tudo o que precisa saber sobre a equipe de segurança do trabalho. Confira como os EPI’s são essenciais para garantir a segurança do colaborador durante o exercício de sua função: clique aqui!

Compartilhe esta notícia